Cisto Aracnoide

Banner

login registrar

Desenvolvimento avançadíssimo do sensor sem fio FlowSense

Shunt-flowmeter
O FlowSense, um sensor portátil que detecta valvulas com falhas em pacientes com hidrocefalia.

Em 16 de setembro de 2021, a Rhaeos Inc., uma empresa de dispositivos médicos focada no desenvolvimento de um dispositivo para monitorar rapidamente a função de derivação em pessoas com hidrocefalia, anunciou que recebeu um subsídio de US$ 4 milhões do programa Small Business Innovation Research (SBIR) do National Institutes of Health (NIH). O programa é executado através do National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) e é projetado para acelerar o desenvolvimento de novos dispositivos médicos.

A Rhaeos usará o financiamento para promover o desenvolvimento do FlowSense™, um dispositivo não invasivo sem fio que avalia a função de shunt do CSF. Este sensor flexível é colocado sobre a pele diretamente sobre o tubo de derivação e envia dados relacionados ao fluxo do CSF para um aplicativo móvel para revisão por um médico. FlowSense™ ainda não foi aprovado pelo FDA, mas o objetivo final deste trabalho é trazer a tecnologia para a clínica para melhorar o atendimento aos pacientes com hidrocefalia.

Paralelamente ao trabalho para expandir a funcionalidade de seu sensor, a Rhaeos está atualmente conduzindo um ensaio clínico para avaliar o desempenho diagnóstico de FlowSense™ em pacientes que apresentam sintomas de falha de derivação. O estudo está sendo realizado em três hospitais, dois em Illinois e um na Califórnia.

View the Rhaeos press release.