Tratamentos dos cistos aracnoide : método de fenestração
As fenestrações diminuam a pressão dentro do cisto aracnóide, estabelecendo uma comunicação do cisto com as cisternas ou espaços subaracnoides.
Múltiplas aberturas são feitas na parede do cisto (fenestrações) para drenar o líquido cefalorraquidiano para o espaço subaracnóideo onde o fluido é reabsorvido, permitindo uma livre comunicação do fluido entre esses dois compartimentos, a fim de evitar que o cisto cresça
Assistir a animação da fenestração de um cisto aracnóide.
Metodos de acesso no cisto aracnoide
A craniotomia é um procedimento cirúrgico em que um retalho ósseo do crânio é temporariamente removido para dar acesso ao cérebro abaixo dele.
As craniotomias da base do crânio são cirurgias complexas e de grande porte porque envolvem a remoção de uma porção do crânio que suporta a parte inferior do cérebro, de onde emergem os nervos cranianos e delicadas artérias e veias.
A Neuroendoscopia é um procedimento pouco invasivo aplicado na Neurocirurgia. A endoscopia permite que seja visto o interior de cavidades cerebrais com aumento.
A Neuroendoscopia possibilita o acesso aos cistos, mesmo que profundos, sem precisar de uma grande cirurgia. Minimamente invasiva ao invés da craniotomia, que é uma cirurgia aberta,
editado: o 25.04.2024 - 10:52:51